quarta-feira, 7 de março de 2018

DOMINGOS SEMEDO - ATOR E ENCENADOR

DOMINGOS SEMEDO

Sobre Domingos Semedo chegou-me a informação de que acabamos de perder o ator. As poucas palavras sublinham o essencial a lamentar:

"Faleceu um grande homem, um enorme amigo, um gigante do teatro." (AR CONCEIÇÃO Lopes, 6/3/2018).

Aproveito a ocasião para repetir aquilo que aqui foi escrito sobre ele há já algum tempo.

No dia 26 de abril de 1974, o jornal A Capital anunciava a seguinte notícia:
"Português encena Strindberg na Suíça
Numa encenação do português Domingos Semedo, o grupo de teatro Les Trois Coups, está a apresentar até ao dia 4 de maio, «A Dança da Morte», de Strindberg, com Jeannine Poget, Michel Viala e o próprio Semedo nos principais papeis. Os cenários são de Franziska Kradolfer."
Figueiredo de Barros na RTP, em 1973, dava já notícia deste espetáculo, anunciando teatro português em Lausana. Na mesma época o Teatro Les Trois Coups terá também apresentado O Louco e a Morte, de Raúl Brandão; Du Vent dans les Branches de Sassafras, de René de Obaldia; Le Malentendu, de Camus; Eva Péron de Copi; e C' Etait Hier, de Harold Pinter; para além da obra de Strindberg. Sobre Domingos Semedo, Patrick Ferla terá escrito na Tribune de Lausanne. "Domingos Semedo não inventou nada. Não trabalha senão pelos seus próprios meios. O grupo do teatro Les Trois Coups está empenhado num importante trabalho de análise e de releitura a fim de propor aos espectadores obras dramáticas significativas, mas que dão margem para todas as fantasias."

Domingos Semedo, em junho de 1977, realizou no Teatro “Les Trois Coups”, em Lausana, a peça de Simone Collet, “ La Gare est de láutre côté du fleuve”. A peça teve cenários de Franciska Kradolfer e foi interpretada pelo próprio Domingos Semedo, juntamente com os atores Marie-Lise Baillod, Gilbert Jolliet, Gil Thibault e Gabrielle Madrassi.

Fonte: A Capital, 26/4/1974Espectáculo-Teatro, por Figueiredo de Barros (49/73, emitido 6/12/1973 ); Wikimédia, foto Erling Mandelmann..

Nenhum comentário:

Postar um comentário