quarta-feira, 12 de abril de 2017

MARIA HELENA DA ROCHA PEREIRA (1925-2017)

No dia 10 de abril faleceu uma das figuras mais destacadas dos estudos greco-latinos, Maria Helena Monteiro da Rocha Pereira. Nasceu no Porto em 1925, onde frequentou o liceu Carolina Michaelis. O seus estudos universitários foram feitos na Universidade de Coimbra e em Oxford. Foi a primeira professora catedrática da Universidade de Coimbra.
Deixou uma obra extraordinária relacionada com os Estudos Clássicos.
A sua dissertação de doutoramento em Filologia Clássica investigou as "Concepções Helénicas de Felicidade no Além. De Homero a Platão". Na Nota Preliminar escreveu o seguinte:
"É sabido que os helenos nunca tiveram um corpo de doutrina estabelecido acerca do destino das almas e do modo da sua sobrevivência. Este mesmo facto fez com que diversos mitos se formassem e coexistissem durante séculos, e por vezes o mesmo autor se tornasse intérprete de mais do que uma tradição escatológica.
Para nós, a perspectiva sombria do Hades homérico é a primeira forma que essas concepções assumiram. Mas por outro lado, quando se menciona, pela primeira e única vez na Odisseia, a possibilidade de um homem continuar a existir numa região privilegiada, a que se dá o nome de Campos Elísios, as palavras que traduzem esse pensamento dão claro testemunho da antiguidade da crença."
Fonte: Valdemar Cruz, 1925-2017. Maria Helena da Rocha Pereira ou como a sabedoria se conjuga no feminino, Expresso, 10/4/2017; Maria Helena Monteiro da Rocha Pereira (1955) "Concepções Helénicas de Felicidade no Além. De Homero a Platão". Coimbra: Instituto de Alta Cultura.

Maria Helena da Rocha Pereira - Luís Dias / Youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário