segunda-feira, 7 de março de 2011

CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE ALVES REDOL

O escritor Alves Redol (1911-1969) nasceu em Vila Franca de Xira, no seio de uma família humilde, o que o obrigou a ganhar a vida desde muito cedo. Aos 16 anos emigrou para Luanda, tendo cerca de 3 anos depois regressado à metrópole, começando a partir dessa época a colaborar na imprensa.
Alves Redol, influenciado pelo romance brasileiro nordestino, estreou-se, em 1940, com a obra Gaibéus, que marca o aparecimento entre nós do neo-realismo, um movimento em cuja defesa já se tinha envolvido, em 1936, numa acesa polémica contra a revista Presença. Para além de uma extensa produção como romancista, contista e dramaturgo, Alves Redol deu também atenção aos estudos etnográficos.
No âmbito das comemorações do Centenário do Nascimento, registam-se já algumas iniciativas, infelizmente limitadas quase só a Vila Franca de Xira e ao Seixal:
- Na Biblioteca Municipal do Seixal, a exposição "Centenário do Nascimento de Alves Redol", cedida pelo Museu do Neo-Realismo. A exposição estará exposta até 26/3.
- Os alunos do Agrupamento de Escolas Alves Redol, em Vila Franca de Xira, vão dedicar-se à leitura da vida e da obra do escritor neo-realista. Alves Redol.
- Os alunos do 2.º ano do Curso de Educação e Formação em Azulejo, na Escola Secundária Alves Redol, pintaram, em azulejo, o busto do escritor.
- Ciclo de cinema, em Vila Franca de Xira, alusiva a Alves Redol, "Imagens e Palavras de Alves Redol".
- A RTP Memória, em 28/22011, exibiu o filme de Manuel Guimarães, Vidas Sem Rumo, que contou com a colaboração de Alves Redol, nos diálogos.
A comemoração desta efeméride merecia ser ampliada, até que segundo Maria Alzira Seixo, os jovens estão novamente a interessar-se por uma literatura neo-realista. Segundo ela "há um cansaço da literatura realista, queremos ideias e sociedade".
Fontes: Jornal Comércio do Seixal e Sesimbra, 3/3/2011; O Mirante, 24/2/2011; O Mirante, 17/2/2011; O Mirante, 10/2/2011; http://www0.rtp.pt/programas-rtp/index.php?p_id=26047&e_id=&c_id=9&dif=tv, consultado em 7/3/2011; O Mirante, 24/2/2011; Fernanda Frazão e Maria Filomena Boavida (1983), Pequeno Dicionário de Autores de Língua Portuguesa, Amigos do Livro Editores, Lisboa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário