quinta-feira, 3 de março de 2011

MILJENKO JERGOVIC - ESCRITOR BÓSNIO-CROATA

Miljenko Jergovic, escritor oriundo da ex-Jugoslávia, nasceu em 1966, em Sarajevo e vive em Zagreb (Croácia) desde 1994.
Romancista e poeta, Miljenko Jergovic escreve também em jornais e revistas, sendo considerado um dos mais importantes escritores da geração mais jovem proveniente da ex-Jugoslávia.
Entre os títulos que escreveu figuram: Marlboro Sarajevo (1994), contos; Karivani (1995), contos; Buick Riviera (2002), romance; Mamma Leone (1999).
A colecção de contos Marlboro Sarajevo, a figura da morte é uma constante, uma morte que se vai reproduzindo sob as formas mais díspares, em tempo de guerra civil. Miljenko faz das mortes, simultâneamente, surpreendentes e banais a matéria dos seus contos. Daí surgem narrações como esta: "Há algum tempo foi-me entregue por mão própria uma carta para um homem que já estava morto. Mataram-no enquanto estava à porta e fumava. Pelo menos foi o que me disseram." (Marlboro Sarajevo, p. 138. Tradução do croata de Arijiana Medvedec, Cavalo de Ferro Editores, Lisboa, 2004).
"

Nenhum comentário:

Postar um comentário