terça-feira, 29 de maio de 2018

MARIA DOLORES PRADERA (1924-2018) - CANTORA E ATRIZ

Faleceu a cantora e atriz espanhola Maria Dolores Pradera, cujo percurso artístico tinha perto de 70 anos e uma discografia de 40 discos.

Como interprete cantou composições de Carlos Cano, Mercedes Sosa, Amâncio Prada e da cantora e compositora peruana Chabuca Granda. Entre as composições de Carlos Cano figura "Maria la portuguesa", que o compositor granadino compôs numa homenagem a Amália, que constituiu um êxito em Portugal e Espanha e que a fadista portuguesa também gravou.

Na discografia da cantora figura ainda um disco com canções portuguesas. Intitulado "Maria Dolores Pradera canta a Portugal", o disco inclui temas como "Lisboa não sejas francesa", "Mãe preta", "Primavera" e "Foi Deus", de autores como Alberto Janes, José Galhardo e Raul Ferrão, entre outros.

Participou no filme "Inês de Castro" (1944) de Leitão de Barros, em que entoou a cantiga de amigo "Ai flores do verde pino", dizendo "Na minha terra, na Galiza, as raparigas costumam canta-la quando os noivos andam no mar".

Fontes: "Cantora Maria Dolores Pradera morreu aos 93 anos", JN, 29/05/2018; María Dolores Pradera, IMDb; Acto de Primavera, Twitter, 29/5/2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário