sexta-feira, 25 de maio de 2018

"TREBLINKA", UM FILME DE SÉRGIO TREFAUT NO DOCS BARCELONA

Trata-se de um ensaio cinematográfico que narra uma viagem de comboio, através do Leste da Europa, com destino a Treblinka, o campo de extermínio nazi. Os atores, os fantasmas e a paisagem cheia de neve refletem o testemunho daqueles que sofreram o nazismo. A atualidade, com a guerra da Síria, as mortes de milhares de refugiados, e os conflitos bélicos tratados com indiferença, deixa-nos pensar que os erros do passado continuam presentes.
O documentário baseia-se nas memórias de Chil Rajchman. Treblinka: a memória de um  sobrevivente. Um judeu polaco que foi enviado para o campo de extermínio de Treblinka em 1942, mas que conseguiu escapar e escrever este testemunho.

Sérgio Tréfaut nasceu no Brasil em 1965. Estudou Filosofia na Universidade de Sorbonne (Paris). Começou a trabalhar em Lisboa, tendo-se tornado um produtor e diretor de cinema. Os seus documentários têm sido alvo de prémios e projetados internacionalmente em mais de 40 países. Na sua obra figuram títulos como: Outro País (1999), Fleurette (2002), Lisboetas (2005), The City of the Dead (2009), Alentejo, Alentejo (2014). A sua primeira grande-metragem, Viagem a Portugal (2011) com Maria de Medeiros e Isabel Ruth também recebeu vários prémios.

Quanto a "Treblinka" regista já uma presença em diversos festivais:
- Minsk International Film Festival, Bielorussia, 2017;
- PerSo – Perugia Social Film Festival, Italia, 2017. Prémio de melhor grande-metragem;
- Edinburgh International Film Festival, Reino Unido, 2017;
- Festival Cinematográfico Internacional del Uruguai, Uruguai, 2017;
- Punto de Vista International Documentary Film Festival, España, 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário