sexta-feira, 1 de junho de 2018

EMÍLIA RIGOVÁ - ARTISTA ESLOVACA

Emília Rigová é uma artista visual que nasceu na República Eslovaca, em 1980. Para além do seu envolvimento com a arte, Emília é professora de cursos de arte (objeto, multimedia, intermédia) na Universidade de Matej Bel University, em Banská Bystrica. 
A linguagem artística de Rigová manifesta-se através de um objeto sob a forma de instalação como uma performance ou um lugar específico de intervenção. Além disso expressa-se através da interface 2D da computação gráfica, informada pelos fundamentos da pintura clássica. No que respeita ao conteúdo do seu trabalho, Rigová explora emoções modificadas por um ambiente sócio-cultural específico. Os principais temas dos seus trabalhos são estereótipos sociais e culturais, alter ego, identidade cigana e sombras psicológicas.
Emília Rigová expôs na Áustria, República Checa, Alemanha, Hungria, Polónia e na Eslováquia.
Durante o presente mês de junho está envolvida numa residência artística no MuseumsQuartier, em Viena, na Áustria. O tópico que explora prende-se com a esterilização coerciva das mulheres ciganas na Checoslováquia socialista e nos estados pós-socialistas que se seguiram.




Nenhum comentário:

Postar um comentário