terça-feira, 8 de junho de 2010

ANTÓNIO MANUEL COUTO VIANA (1923-2010) - ESCRITOR PORTUGUÊS

Nasceu em Viana do Castelo este escritor que deixou uma vasta produção em diversos domínios, designadamente na poesia, no teatro, no memorialismo e no jornalismo.
Dirigiu a revista Graal de cujo corpo redactorial faziam parte Maria de Lurdes Belchior, David Mourão-Ferreira, Fernando de Paços, Goulart Nogueira, Luís de Macedo e Manuel Antunes; co-dirigiu a Távola Redonda, juntamente com David Mourão-Ferreira e Luís de Macedo; e pertenceu ainda ao conselho de redacção de Tempo Presente, dirigida por Fernando Guedes. Revistas marcantes na geração de 50. Deixou colaboração literária e ensaísta espalhada por numerosas revistas e jornais.
Da obra publicada ficam títulos como O Avestruz Lírico (poesia, 1948), Poesia (1948-1963), Voo Doméstico (1978), O Almada Que Eu Conheci (Memórias, 1974), Coração Arquivista - Memórias e Encontros (1977).
A sua última publicação foi um volume de contos pícaros intitulado O Que É Que Eu Tenho Maria Arnalda? (2009).
in
Fernanda Frazão e Maria Filomena Boavida (1983), Pequeno Dicionário de Autores da Língua Portuguesa; Daniel Pires (1986) Dicionário das Revistas Literárias Portuguesas do Século XX; Lusa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário