quarta-feira, 21 de novembro de 2012

ANTÓNIO SOBRAL - FOTÓGRAFO E ARTISTA PLÁSTICO


ANTÓNIO SOBRAL


António Manuel Brilhante Sobral nasceu em Vila Nova de Foz Côa, em 1963. Após completar os estudos primários em Freixo de Numão, António Sobral frequentou o Colégio de Lamego onde efetuou os estudos preparatórios e secundários. Viveu no Porto, tendo-se mudado, posteriormente, para Lisboa, onde concluiu uma licenciatura em Relações Internacionais, no Instituto de Ciências Sociais e Políticas. Também aí acabou por frequentar o mestrado em Ciência Política. António Sobral concluiu ainda a parte curricular de doutoramento em Antropologia Social e Política pela Universidade Nacional de Ensino à Distância de Madrid. Para além da experiência na Comunicação Social, lecionou ainda cadeiras relacionadas com o Pensamento Contemporâneo.
A sua obra, que está intimamente ligada à viagem, e aos cadernos de desenhos e pinturas que elas lhe suscitaram, tem vindo, progressivamente a projetar essas mesmas imagens nas paredes das galerias. Esses cadernos e agendas, que servem de suporte ao seu trabalho, traduzem-se atualmente na produção de cerca de 70 livros, elaborados ao longo de 14 anos. A sua divulgação tem dado azo a diversas exposições que têm tido eco na comunicação social.
- 1986 - Fotografia Bienal de Belmonte;
- 2007 - Exposição Portas Abertas, na Galeria do Centro Cultural de Vila Nova de Foz Côa;
- 2008 - Exposição Portas Abertas, na Reitoria da Universidade de Lisboa; Torre de Moncorvo
- 2008 - Exposição de Fotografa, Mundos Mudos, na Alcaidaria do Castelo de Loulé;
- 2012 - O Comércio de Alcântara, de agosto - Destaca-o na primeira página, referindo-se à sua faceta de "urban sketcher" de Santo Amaro;



Fontes: Exposição de Fotografia de António Sobral,  Mundos Mudos, Alcaidaria do Castelo de Loulé (2008); Comércio de Alcântara, agosto de 2012; Correio da Manhã, 31/12/2007; Exposição Portas Abertas na Reitoria da Universidade de Lisboa; Marão online, 2/8/2008; Notícias de Freixo de Numão, setembro/ oubtubro, 2012; Facebook, António Sobral (foto).

Nenhum comentário:

Postar um comentário