quarta-feira, 7 de novembro de 2012

CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE GUILHERME CASTILHO (1912-2012)


As comemorações do centenário do nascimento do escritor Guilherme de Castilho (1912-1987) têm sido pretexto para relembrar a obra e o autor.
Uma exposição alusiva, depois de ter sido exibida em Lisboa, está agora presente no Centro Cultural de Vila Nova de Foz Côa, terra natal do escritor.
Personalidade extremamente culta do nosso universo de Novecentos, Guilherme de Castilho foi um dos principais biógrafos e estudiosos da obra de alguns nossos escritores. Entre os seus trabalhos destacam-se os que publicou sobre Raul Brandão e António Nobre.
Para além das inúmeras obras publicadas deixou uma importante colaboração nas principais revistas literárias do século XX: ATLÂNTICO, Revista Luso-Brasileira, COLÓQUIO LETRAS, JL, LER, Jornal de Letras, Artes e Ciências, MUNDO LITERÁRIO, Semanário de crítica e informação literária, científica e artística, PRESENÇA, Folha de Arte e Cultura, REVISTA DE PORTUGAL e SEARA NOVA.
Fontes: Manuel Daniel, No Centenário do nascimento de Guilherme de Castilho (1912-2012) - A propósito da exposição comemorativa, in o fozcoense, 1/11/2012, p. 6; Daniel Pires (1986), Dicionário das Revistas Literárias Portuguesas do século XX, Lisboa, Contexto Editora, Lda; FOZCOACTIVA (foto).

Nenhum comentário:

Postar um comentário