terça-feira, 8 de outubro de 2019

AFONSO REIS CABRAL VENCE PRÉMIO JOSÉ SARAMAGO 2019


Prémio Literário José Saramago de 2019, distingue este ano o escritor Afonso Reis Cabral, premiando a obra "Pão de Açúcar". A escolha foi da responsabilidade de um júri, do qual fizeram parte a diretora editorial do Círculo de Leitores, Guilhermina Gomes. Ana Paula Tavares, António Mega Ferreira, Nelida Piñon e Pilar del Río.

Sobre a obra, excertos dos comentários dos jurados:

"Partindo de um caso de escândalo transformado em caso de polícia, o assassínio do travesti Gisberta, em 2006, num edifício abandonado do Porto, Afonso Reis Cabral constrói uma narrativa tensa, sob cuja linha narrativa crepita a violência dos excluídos e a raiva dos deserdados." (António Mega Ferreira)

"Narrado na primeira pessoa, Pão de Açúcar lida com o espesso e confuso mundo da memória e retira do esquecimento acontecimentos que os jornais e os relatórios da polícia tinham tratado de forma redutora e parcial com silêncios e omissões que o autor se propõe aqui revelar." (Ana Paula Tavares)

"Reis Cabral adota o ponto de vista dos miúdos administrando a construção de um sentimento grupal de medo e ódio (as fronteiras entre um e outro são
ténues) que descarrega no seu elo mais fraco a raiva de uma frustração longamente contida." (Manuel Frias Martins)

O prémio, que tem um valor pecuniário de 25 mil euros, homenageia José Saramago. Criado em 1999 pela Fundação Círculo de Leitores, é um dos mais importantes prémios literários atribuídos no âmbito da lusofonia. Distinguiu em anos anteriores: Paulo José Miranda, José Luís Peixoto, Adriana Lisboa, Gonçalo M. Tavares, Valter Hugo Mãe, João Tordo, Andréa del Fuego, Ondjaki, Bruno Vieira Amaral e Julián Fuks.

Nenhum comentário:

Postar um comentário