domingo, 13 de outubro de 2019

PETER HANDKE - PRÉMIO NOBEL DA LITERATURA 2019

O Prémio Nobel da Literatura para 2019 foi atribuído pela Academia Sueca ao escritor austríaco Peter Handke, tendo em conta a influência do seu trabalho, que com uma ingenuidade linguística, tem explorado a periferia e a especificidade da experiência humana.
Peter Handke nasceu em 1942, na vila de Griffen, na região de Kärnten, situada no sul da Áustria. A mãe pertencia à minoria eslovena, enquanto o seu pai era um soldado alemão que ele só viria a conhecer depois de adulto. Estudou Direito na Universidade de Graz, cuja frequência veio a interromper com a publicação do seu romance de estreia 
Die Hornissen, em 1966. Uma "dupla ficção", na qual a personagem principal recolhe fragmentos de outro romance, destinados ao leitor desconhecido. Juntamente, publicou também a peça Publikumsbeschimpfung (Offending the Audience, 1969), que foi levada à cena no mesmo ano e na qual os atores insultam o público simplesmente por ter ido assistir, marcando a cena literária contemporânea. Também com impacto esteve também a sua declaração de que a literatura contemporânea alemã sofria da impotência de descrição.
Peter Handke encontrou muita da sua inspiração no movimento literário francês do "Nouveau Roman".
Fonte: The Nobel Prize.


Nenhum comentário:

Postar um comentário