domingo, 28 de julho de 2019

HELENA MATOS (1919-2019) - PIANISTA PORTUGUESA

A pianista Helena Matos nasceu em 1919. Foi professora na Escola de Música do Conservatório Nacional, em Lisboa, para onde entrou aos 11 anos, ainda durante a direção musical de Vianna da Motta.
Fez parte de júris de música e trabalhou com formações como a Orquestra Gulbenkian e as antigas orquestras do Teatro Nacional de São Carlos e da Radiodifusão Portuguesa.
Atuou com intérpretes como os violinistas Vasco Barbosa e Lídia de Carvalho, com a violoncelista Madalena Sá e Costa, assim como com o tenor Fernando Serafim, com quem gravou o seu derradeiro álbum, "Entrega", publicado em 2017.

Helena Matos distinguiu-se na interpretação dos repertórios romântico e do século XX,  em obras de compositores como Anton Webern e Sergei Profokiev. Foi uma importante divulgadora de obras dos maiores compositores portugueses do seu tempo, designadamente de Fernando Lopes-Graça, Filipe Pires, e Armando José Fernandes. Estreou "Seis Epígrafes", de Filipe Pires, ciclo de canções sobre poemas de Natália Correia, que levou a várias salas do país, com a meio-soprano Dulce Cabrita.
Fonte: Diário de Notícias. 25/7/2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário