sexta-feira, 26 de julho de 2019

JOANA MATOS FRIAS - ENSAIO

A escritora Joana Matos Frias foi distinguida com o Grande Prémio de Ensaio Eduardo Prado Coelho, com o livro "O Murmúrio das Imagens".  O prémio é atribuído pela Associação Portuguesa de Escritores (APE), com o patrocínio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.
O júri, composto pelos professores e ensaístas Cândido Oliveira Martins, Isabel Cristina Rodrigues e José Carlos Seabra Pereira, destacou "a solidez e clareza da fundamentação teórica aduzida sobre um tema tão complexo", a imagem e poesia.

Joana Matos Frias é professora auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. O seu trabalho situa-se no campo da estética comparada, privilegiando as correlações entre a poesia, a pintura, a fotografia e o cinema.
Joana Matos Frias pertence ainda à Sociedade Portuguesa de Retórica e ao Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, e integra, como investigadora, a rede internacional LyraCompoetics.

Obras: Em 2001, venceu o Prémio de Ensaio Murilo Mendes, no Brasil, com o livro "O Erro de Hamlet: Poesia e Dialética em Murilo Mendes", sobre o poeta do modernismo brasileiro, que se fixou em Lisboa, onde morreu em 1975; "Localização Dinâmica", publicado em 2010, da coletânea de ensaios "Repto, Rapto", de 2014, e de "Cinefilia e Cinefobia no Modernismo Português", de 2015.
Fonte: RTP, 26/7/2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário