terça-feira, 16 de julho de 2019

JORGE DE SENA - CENTENÁRIO / APE

Jorge de Sena foi um poeta, ficcionista, dramaturgo, ensaísta, crítico e professor universitário, nascido em novembro de 1919, na cidade de Lisboa. Jorge de Sena escreveu entre muitas outras obras, "Quarenta Anos de Servidão" e "O Reino da Estupidez".

No intuito de assinalar o centenário do seu nascimento, a Associação Portuguesa de Escritores, organizou o ciclo "Sinais de Sena", coordenado pelo escritor Luís Machado, na Biblioteca Palácio Galveias, em Lisboa.

A sessão, subordinada ao tema "O Livro e o Filme", conta com a participação de José Manuel Mendes, presidente da APE, do coordenador do ciclo, Luís Machado, e do cineasta Luís Filipe Rocha, que dirigiu o filme "Sinais de Fogo", a partir do romance, e o documentário "Sinais de Sena". O filme "Sinais de Fogo" foi realizado em 1995 e contou no seu elenco com Diogo Infante.
O encerramento do ciclo acontece no dia 25 de junho, na Livraria Barata, com a mesa-redonda "Jorge de Sena: O Poeta e o Ficcionista" que reúne Fernando J. B. Martinho, escritor e um dos estudiosos da obra de Jorge de Sena, José Manuel Mendes, Luís Machado e Teresa Carvalho, investigadora da obra do escritor.

Jorge de Sena morreu em Santa Bárbara - Califórnia, em 1978, onde se fixara.
Fontes: "APE abre ciclo "Sinais de Fogo" para homenagear Jorge de Sena no seu centenário", Diário de Notícias, 18/6/2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário